O Milagre de Santa Luzia – Documentário sobre a sanfona no Brasil estréia dia 28 de Agosto de 2009

banner_o_milagre_santa_luzia

O Milagre de Santa Luzia, um documentário sobre a sanfona no Brasil estréia dia 28 de Agosto de 2009, com direção de Sergio Roizenblit.

No dia 28/08/2009 o filme estréia nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Santos. Em Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza e Tubarão data é 11/09/2009.

Elenco:
Dominguinhos, Sivuca, Arlindo dos 8 baixos, Camarão, Genaro, Pinto do Acordeon, Joquinha Gonzaga,Dino Rocha, Elias Filho, Gabriel Levy, Toninho Ferraguti, Mario Zan, Osvaldinho do Acordeon, Renato Borghetti, Gilberto Monteiro, Luciano Maia e Quartcheto, Luis Cralos Borges, Edson Dutra dos Serranos, Bagre Fagundes, Telmo de Lima Freitas, Patativa do Assaré.

SINOPSE
No dia de santa Luzia nasceu Luis Gonzaga. Um artista que, com sua sanfona, abriu as portas para a existência de um segmento de música regional dentro da indústria cultural do Brasil. Em uma viagem pelo país, ‘O Milagre de Santa Luzia’ percorre as mais diversas regiões onde a sanfona ganhou destaque e de onde surgiram seus maiores intérpretes. Entre eles está Dominguinhos, que, considerado o principal sanfoneiro do Brasil, conduz o filme a bordo de sua caminhonete. A sanfona é um instrumento capaz de traduzir tradições muito diversas.

O filme busca compreender o universo desse instrumento dentro de cada região: O nordestino e sua saga de retirante, a partida e o desejo de um dia voltar; O pantaneiro e sua atitude contempladora e conectada ao tempo da natureza; O gaúcho, a onde às tradições e o orgulho pela terra natal; O paulista, que, dividido entre a cultura caipira tradicional e o liquidificador de tradições da metrópole, cria um estilo no qual todas as tradições estão presentes.

Seja através da sanfona, da gaita, do acordeom ou do pé-de-bode, todos esses universos são aqui apresentados, musicalmente, demonstrando como esse é o instrumento mais conectado às emoções e às tradições dos brasileiros.


http://www.youtube.com/watch?v=tejMFMBscNc

Mais Informações no site:
www.omilagredesantaluzia.com.br

Sobre o autor

Cris. Cristiano Luiz Pereira Cardoso. Forrozeiro e Publicitário Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1923305230539872104 Msn: crisforrozeiro@gmail.com Telefone: 32 - 9115 - 9391

3 Comentários do “ O Milagre de Santa Luzia – Documentário sobre a sanfona no Brasil estréia dia 28 de Agosto de 2009 ”

  1. Quando o filme estréia em Minas?

  2. Acessando o blog do Sergio Roizenblit descobri que foi um sucesso o lançamento do filme em São Paulo, no Cine Bombril.

    Além do filme e do debate com o jornalista, teve um sanfonaço com varios músicos.

    Vejam mais detalhes e as fotos do sanfonaço no link abaixo:

    http://sergioroizenblit.wordpress.com/2009/08/28/fotos-do-sanfonaco/

  3. Fico contente em sempre está conhecendo novas pessoas que assim como eu valorizam o nosso autêntico forró. Sou Professor de danças de salão com especialização em Forró Pé-de-serra, sou Diretor de Cultura e Pesquisa da ASPRODANSA-Associação dos Profissionais de Danças de Salão d Ceará, estudante de Geografia pela UFC- Universidade Federal do Ceará, tendo como objeto de pesquisa a História do Forró e sua territorialização e sou um grande admirador de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Gostaria de parabenizar aqueles que compôem o Forró JF pela excelente expsição do nosso autêntico forró e dizer que gostaria de ter mais contatos com vocês, bem como estar sempre por dentro dos assuntos deste gênero. O meu E mail estar a disposição e concerteza receberei como muita satisfação a resposta.
    Para finalizar, gostaria de saber quando filme O Milagre de Santa Luzia estará em Fortaleza.
    Um grande Abraço Gonzagueano a todos!!

Comente você também